sábado, 12 de dezembro de 2009

Dia 7, sexta-feira - 27/08/2009 - Puerto Natales – Preparação para Torres del Paine

Acordei não muito cedo, esse dia serviu para organizar as coisas e me preparar com equipamentos e mentalmente para os quatro dias em Torres del Paine, o destino mais importante da viagem. Depois do café da manhã, conversando com Beth coletei todas as informações e já agendei transporte para o parque na manhã seguinte ($22.000 CHP ida e volta), às 08h00min.
Existem três opções para Torres del Paine, a primeira e mais interessante delas é o que se chama circuito grande, são onze ou doze dias seguidos de trekking, dá-se praticamente uma volta completa e chega-se a praticamente todos os mirantes do parque, a outra opção é o circuito W, que se deve fazer em cinco dias, eu arrisquei quatro. Nesse circuito se prioriza alguns pontos do parque, os principais, e não deixa de ser desafiadora, a terceira é a visita de um dia percorrido com uma van do lado externo ainda do parque, com certeza a pior delas, pois os melhores lugares só se podem ser alcançados caminhando, há também a possibilidade de se fazer parte do percurso a cavalo.
Nesta época do ano tanto o circuito grande quanto os cavalos não estão disponíveis, eu já havia escolhido o circuito W e estava ciente que teria que abdicar de algum trecho por ter somente quatro dias e não os cinco recomendados. O motivo do circuito grande não estar aberto é a quantidade de neve no parque, que cobre o joelho e chega até a cintura em alguns lugares, então tanto as trilhas ficam encobertas quanto pode esconder grandes perigos, buracos, pedras, etc.
Após fechar os detalhes, fui ao supermercado comprar todo necessário para sobrevivência nos quatro dias, já que ficaria por conta própria. Depois das compras voltei ao hostel para deixar as compras e sair para almoçar, ainda queria aproveitar um pouco a cidade e conhecer alguns lugares legais no resto da tarde. Comi uma pizza, fiz backup das fotografias da câmera num DVD e fui aproveitar o resto da tarde para conhecer a praia do lugar.
Puerto Natales é uma das cidades mais simpáticas que conheci nessa viagem, pequena, aconchegante, charmosa e pouco movimentada, assim como Pueto Varas, que devo mencionar mais a frente. Fria até não poder mais principalmente à noite, sair pra jantar aqui era bastante complicado.
A cidade se destaca também com o milodón, aqui é onde se encontra o momumento da “Cueva del Milodón”, Milodón foi um grande animal herbívoro extinto do período pré-histórico, esse era um possível destino, mas acabei abdicando de conhecer por não haver nenhuma excursão regular, para chegar teria que contratar um taxi que me levasse até o local com custo de $15.000 CLP.
O dia, apesar de frio estava ensolarado, antes de sair para caminhar, ainda no local onde conseguí fazer cópias das fotografias da câmera em DVD fiquei conversando por alguns minutos com uma senhora simpática do lugar, tocava uma música gostosa de ouvir, perguntei se era chilena (a música), ela respondeu que sim, era de um artista chamado “Natalino”, e a musica que tocava era “Desde que te vi”, depois “Si hablo he ti, hablo de mi”, pedi algumas indicações sobre musicas chilenas também e ela me citou alguns nomes que anotei para posterior pesquisa em casa.
Além de viajar, uma das minhas paixões é a música, embora não tenha conseguido aprender a tocar nenhum instrumento, depois de tentar tocar violão me conformei em ouvir apenas, e arriscar algumas coisas num “videokê”, depois de alguns goles é claro.

O passeio pela praia foi solitário, eu tinha companhia de alguns pássaros que flutuavam nas ondas, depois das pedras da praia, e um cachorro simpático que apareceu no caminho, eles sempre estão nos meus caminhos.
As garotas chilenas, com exceção de algumas, tem praticamente o mesmo biotipo, cabelos bem lisos, de tons castanhos a pretos, de baixa estatura e normalmente e peso médio, nesse dia passei por colégios no horário de saída, algumas histórias prefiro não mencionar (risos).


Depois de caminhar pela praia, voltei para organizar a mochila e enfim descansar para encarar a parte mais esperada de toda a viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário