sábado, 12 de dezembro de 2009

Dia 6, quinta-feira - 26/08/2009 - Partindo de Ushuaia – Viagem ao Chile, Punta Arenas e Puerto Natales

Hoje me despeço de Ushuaia, acordei bem cedo, (03h30min), pois o ônibus sairia às 05h00min. Como de costume atravessei o gelado quintal para tomar banho, falar que estava muito frio é “chover no molhado”, já às 04h10min estava tudo pronto e chamei um taxi para me levar até a rodoviária, a distância não era tão longa, são cerca de 15 minutos caminhando, mas queria tirar aquele dia para descansar de verdade. O taxi me deixou próximo de um posto de gasolina, na “suposta” rodoviária, bem perto do porto da cidade na parte baixa ($8,00), fiquei esperando por uns quinze minutos até que chegou o ônibus, nada muito confortável, pelo contrário, estava caindo os pedaços e parecia estar mais frio lá dentro que do lado de fora. Comigo embarcaram mais três pessoas. Nesta época do ano, baixa temporada, não há ônibus diários exatamente porque não há passageiros que os justifiquem. O meu trajeto até Puerto Natales seria feito em duas etapas. A primeira de Ushuaia até Punta Arenas e então de Punta Arenas até destino final, preço das passagens? $240,00 ARS, total de dezesseis horas de viagem.As 09h00min chegamos em Rio Grande, onde trocamos por um ônibus um pouco melhor. Conforme o dia amanhecia o sol insistia em não dar as caras, um dia não tão bom quanto os outros e parece que acertei o dia para viajar, era um dia daqueles que escolhemos para ficar em casa vendo tevê.
A viagem foi tranqüila fora o fato incômodo de ter que desembarcar três vezes com toda a bagagem para passagem pelas alfândegas argentinas e chilenas. Esta região desde a terra do fogo até a patagônia é toda recortada e às vezes mesmo imaginando uma linha reta do sul ao norte, entramos e saímos de Argentina e Chile sem de fato estarmos “voltando”.
No início da tarde, já em território chileno chegamos então ao estreito de Magalhães que é um dos estreitos mais importantes da região por ligar o oceano pacífico ao atlântico, é controlado pelo Chile. Um dos motivos que me fizeram escolher esse trajeto de ônibus foi justamente a travessia de balsa do estreito, na balsa era possível sair do ônibus e observar a travessia, mas já chovia bastante, cinco minutos do lado de fora foi o que consegui, molhei toda a roupa.
Voltando para o ônibus tente relaxar um pouco, não havia dormido até então na viagem, cochilei por alguns minutos e logo chegamos a Punta Arenas. O percurso todo cruza uma região desértica, são fazendas com rebanhos de ovelhas, na maior parte imensos vazios.
Chegamos a Punta Arenas às 17h25min, fiquei um pouco preocupado com o horário, pois o outro ônibus sairia às 18h00min. De Ushuaia até Punta Arenas na empresa foi a Tecni Austral, única que opera este trecho na baixa temporada. De Punta Arenas seria a Bus Sur.
Depois de me preocupar com o horário, lembrei que havia o fuso horário entre Argentina e Chile de uma hora, então teria uma hora a mais na cidade. Ainda no Brasil quando planejava a viagem havia considerado passar pelo menos um dia em Punta Arenas para visitar a punguineira, aqui é onde fica a maior concentração de pingüins Magalhães da América, são cerca de 60 mil casais. Mudei de idéia depois de saber que no inverno eles migram para o norte, talvez ainda volte algum dia para conhecer a tal praia. Aqui em Punta arenas há também a zona franca, onde muitos mochileiros passam para comprar principalmente equipamento de trekking e acampamento, como por precaução também já havia comprado tudo no Brasil, não havia muitos motivos para ficar mais em Punta Arenas.
No pouquíssimo tempo que passei em Punta Arenas só foi possível caminhar pelas principais avenidas e tirar algumas fotos, dizem que além da pinguineira existem alguns museus, um forte e a zona franca (que acabei de comentar). Já eram quase 18h00min, horário local e retornei ao local de onde partiria o ônibus para Puerto Natales. Aqui também não havia nenhuma rodoviária, eram dez passageiros já contando comigo e seguimos viagem, seriam então mais três horas e meia até o destino final.
Bastante cansado da viagem (o propósito era descansar) e sem ter feito nenhuma reserva em nenhum hostel comecei a me preocupar, no inverno o sol se põe muito cedo e já era noite escura. O assistente do motorista (não sei exatamente a função, mas por aqui é comum haver além do motorista, mais uma pessoa que serve café, retira malas, essas coisas...), percebendo que eu era estrangeiro me entregou um panfleto de um hostel, fiquei agradecido porque pelo menos agora tinha alguma opção.
O desembarque foi engraçado, logo na saída havia três senhoras, elas ofereciam suas casas para hospedagem, a primeira que conversei era justamente a do panfleto, ela me ofereceu um quarto compartilhado por $6.000 CHP por noite com café da manhã incluso, o que dá pouco menos que R$30,00, decidi então por este hostel (Danicar era o nome), a casa fica a umas cinco quadras de onde o ônibus havia parado, não existem grandes hotéis em Puerto Natales, somente pousadas no máximo e as pessoas oferecem suas casas para hospedagem, o que gera uma boa receita principalmente nas altas temporadas. Onde fiquei, a senhora por receber muitos turistas tinha também uma pequena agência, então já podia agendar os passeios, comprar passagens, coletar informações, etc. A senhora de nome Beth foi muito prestativa, pude escolher o quarto e apesar de haver quatro camas de solteiro pude ficar sozinho, pois não havia muitos turistas na cidade. Acomodei-me e fui tomar um banho, já era tarde e meu estômago côncava de fome. Fui até um restaurante próximo onde comi salmão e mariscos, por aqui é muito comum e o sabor é melhor que no Brasil, estava precisando de uma boa refeição ($5.600 CHP), voltando para o hostel decidi que no outro dia não iria ainda para Torres del Paine, teria ainda que comprar suprimentos no mercado, mais medicamentos para emergências, etc., então tiraria o dia para descansar e aproveitar a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário